12 de fev. de 2011

DINÂMICAS PARA O ESPAÇO ESCOLAR

DINÂMICA: NOMES E QUALIDADES (apresentação)
Objetivo: Conhecer os membros de um grupo e promover o conhecimento mútuo.
Material: Sala ampla, alunos em pé em círculo.
Procedimentos: Cada aluno dirá seu próprio nome acrescentando uma qualidade. Ex.: Meu nome é Ricardo e eu sou risonho. A qualidade deverá iniciar com a mesma inicial do nome da pessoa, mas a princípio isso não será dito; à medida que as pessoas se apresentam e falam a qualidade e esta não coincide com a inicial do nome, os demais alunos ou os que souberem do “segredo” vão dizendo que “não é”; O “segredo” só será revelado ao final.
DINÂMICA DE INTEGRAÇÃO: FEITIÇO(convivência saudável)
Objetivo: Estimular as relações de confiança e amizade entre as crianças.
Material: Tarjetas de papel em branco, canetas, alunos sentados e em círculo.
Procedimentos: Distribuir as tarjetas para as crianças; cada criança escreverá na tarjeta o que o seu vizinho da direita deverá fazer perante o grupo; o vizinho não poderá ver o escrito; depois que todos tiverem escrito, o professor falará que “o feitiço virou contra o feiticeiro”; agora cada um vai fazer aquilo que propôs para o companheiro fazer; analise, com o grupo, como a vida pode trazer surpresas e como são nossas atitudes diante delas; fazer um “gancho” falando sobre as coisas que acontecem diariamente na escola, durante o intervalo, na chegada, na saída da escola, fatos inesperados, como esbarrões, tropeções de um colega... e como reagimos; o que é correto fazer.
DINÂMICA DE INTEGRAÇÃO: O ABISMO(cooperação)
Objetivo: Favorecer o espírito de cooperação.
Material: Sala ampla, fita crepe, alunos em pé.
Procedimentos: Utilizando a fita crepe, marcar no chão duas faixas paralelas próximas representando um “abismo”; colocar todos os alunos do mesmo lado do “abismo”; explicar que deverão atravessá-lo de forma diferente, não podendo repetir o que já foi feito; ao final, restarão poucos para atravessarem o “abismo” e acharão que não tem outra forma de fazê-lo, pois todas as formas já foram mostradas; estimular, a partir daí, a ajuda do grupo no sentido de dar sugestões aos que ainda não atravessaram, promovendo uma vivência de estímulo e cooperação; quando todos tiverem atravessado, pedir que se sentem para refletir sobre a dinâmica.
Reflexão: Qual o sentimento daqueles que ficaram para o final? E o que sentiram quando os colegas começaram a ajudar na travessia? Como se sentiram ajudando os colegas? Promover outras reflexões.
DINÂMICA DE INTEGRAÇÃO: CAMINHADA DA CONFIANÇA(responsabilidade)
Objetivo: Sensibilizar as crianças sobre a importância de ter responsabilidade.
Material: Espaço aberto ou sala ampla, vendas de TNT escuro suficientes para todos os alunos.
Procedimentos: Dividir a turma em duplas; entregar uma venda para cada dupla; pedir que decidam quem vai ser o primeiro a usar a venda; explicar que o colega que está vendado deverá ser conduzido pelo seu par que poderá dar informações sobre o trajeto: escadas, declive, buraco...; depois de alguns minutos, inverter os papéis; ao final, iniciar uma reflexão sobre sensações e pensamentos que surgirão enquanto estava vendado depois quando conduzia o colega.
Reflexão: Como você se sentiria se seu condutor não agisse com cuidado e responsabilidade? Deixar que as crianças falem.
DINÂMICA: TEMPESTADE(descontração/acolhida para novo tema)
Objetivo: Promover a descontração dos alunos do grupo/assimilação ou discussão sobre um conteúdo/levantamento de conhecimento prévio sobre determinado assunto. Material: Sala ampla com cadeiras suficientes para cada aluno. Procedimentos: Pedir que todos os alunos fiquem sentados em círculo(não deverá sobrar cadeira vazia); explicar o jogo: “Vamos fazer uma viagem...nós vamos para o alto mar; lá ocorrem grandes e ondas; eu sou o capitão deste navio e estou atento. Toda vez que tiver uma grande onda do lado direito do navio eu avisarei e vocês deverão pular para a cadeira da direita; quando ocorrer uma onda do lado esquerdo, vocês pularão para a cadeira da esquerda e quando houver um sinal de tempestade e eu gritar “TEMPESTADE!”, todos vocês deverão trocar de lugar; nesse momento o professor retira uma cadeira e assim vai sobrar um aluno em pé que ficará atento para a próxima viagem do navio, para enfim procurar um lugar para sentar.
DINÂMICA: A MINHOCA(confiança/descontração)
Objetivos: Integrar a turma num momento de descontração/Proporcionar o estabelecimento da confiança entre os alunos e o professor.
Material: Sala ampla ou espaço aberto. Procedimentos: Peça a turma grupo que fique em pé e em círculo; oriente que formem uma fila indiana onde cada aluno deverá colocar as mãos sem soltar no ombro do colega da frente; peça que todos fechem os olhos e que o primeiro da fila, fique de olhos abertos e conduza o grupo pelo espaço disponível; caso o local permita, solicite ao condutor da fila que desça degraus, passe por portas e corredores, enfim tudo que possa sugerir “perigos” que serão vencidos pela confiança do grupo na pessoa que o conduz; sugerir a troca do condutor em algum momento durante o percurso; prosseguir a dinâmica pedindo aos alunos que digam como se sentiram sendo guiados pelos colegas; correlacione acerca da confiança que o grupo deposita no seu professor.
.
DINÂMICA: APRENDENDO O NOME(apresentação)
Objetivo: Integrar a turma, aprender e fixar o nome dos colegas.
Material: Sala ampla
Procedimentos: Solicite que o grupo, em pé, forme um grande círculo; a seguir, inicia-se o exercício: dê um passo à frente, diga seu nome de forma diferente; acompanhado de um gesto com as mãos, ou com todo o corpo, quando então, as pessoas do grupo repetem em coro o nome do professor e fazem o mesmo gesto; prosseguindo, a pessoa à direita do professor diz seu nome e cria um novo gesto. O grupo repete o nome e o gesto do colega, e assim sucessivamente, até todos se apresentarem.
DINÂMICA: ÁRVORE DAS QUALIDADES(auto estima)
Objetivo: Identificar qualidades e valores/Favorecer a descontração dos alunos/Conhecer e reconhecer qualidades nos colegas.
Material: Tronco de árvore confeccionado em cartolina, fita adesiva, flores previamente confeccionadas com miolo e cinco pétalas.
Procedimentos: Colar o tronco na parede ou no quadro; explicar que agora iremos pensar em qualidades que temos(explicar o que é qualidade); explicar que essas qualidades nos deixam felizes e fazem com que os outros também fiquem felizes com isso, amigos, professores, família; pedir que escrevam uma qualidade em cada pétala e no centro(miolo) o nome; após todos terminarem a parte escrita, iniciar a montagem da árvore, chamando um a um no painel, para colarem a flor, falando o nome e as qualidades que tem; ao final, fechar ressaltando que todos nós temos qualidades e elas devem ser preservadas para o nosso bem e nossa felicidade.

11 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns!
Continue nos ajudando!
Obrigada de coração.

Anônimo disse...

Leila você é D+ . Obrgda por essas dicas maravilhosas! Deus te abençoe mais e mais !!!

Dayana disse...

Gostei muito. E que você continue com esse trabalho maravilhoso de poder repassar experiências já presenciadas.Obrigada e que Deus sempre te ilumine.

Anônimo disse...

Leila gostei muito de sua iniciativa! Parabéns!!!
Trabalho com Orientação Educacional tbm, e gosto muito de levar os meus alunos a refletirem sobre determinada situação partindo de dinâmicas!!!
Continue nos ajudando com novas técnicas para que possamos melhorar as relações entre os nossos alunos. Carla.

Unknown disse...

eu queria uma dinâmica que fosse mais legal e não achei alguém pode me dar uma surgetão

Unknown disse...

Amei é muito bom essas idéias precisamos renovar o nosso trabalho!

Anônimo disse...

Meu nome é Juliana e sou Orientadora Educacional no Rio Grande do Sul. Gostei muito do seu blog e vou utilizar algumas das suas dinâmicas c/ os alunos. Gostaria de dividir contigo experiências que deram certo e sugestões que você possa ter. Parabéns pela iniciativa. Abraço!

Unknown disse...

Parabéns pelo seu trabalho!!
Estava perdida, sem saber como atuar na educação infantil.
Você me trouxe uma luz!!

Unknown disse...

Parabéns pelo seu trabalho!!
Estava perdida, sem saber como atuar na educação infantil.
Você me trouxe uma luz!!

Anônimo disse...

Leila,também, sou Pedagogo apaixonado pela minha função ORIENTADOR EDUCACIONAL. PARABÉNS!!! Pessoas como você é que torna nossa profissão mais amável.

Roberio Farias disse...

Muito show.

Postar um comentário