Atribuições


 ATRIBUIÇÕES DO ORIENTADOR EDUCACIONAL NA REDE PÚBLICA DE ENSINO DO DISTRITO FEDERAL



AÇÕES NO ÂMBITO INSTITUCIONAL

Objetivo Geral: Conhecer a clientela e identificar a demanda escolar a ser acompanhada pelo/a Orientador/a Educacional.

Procedimentos Específicos:

 ü   conhecer o Regimento Escolar das Instituições Educacionais da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal e a Proposta Pedagógica da instituição educacional em que atua;
ü   colaborar na análise dos indicadores de aproveitamento escolar, evasão, repetência e infrequência;
ü   colaborar e participar de ações que viabilizem a avaliação das atividades pedagógicas da instituição educacional em que atua;
ü   participar do processo de elaboração e de execução da Proposta Pedagógica, promovendo ações que contribuam para a implantação e para a implementação do currículo em vigor na rede pública de ensino do Distrito Federal;
ü   orientar a comunidade escolar sobre o Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente;
ü   elaborar e aplicar instrumentos de coleta de dados, sempre que necessário;
ü   elaborar e aplicar instrumentos de coleta de dados com a Direção, secretário escolar, merendeiras, agentes de portaria, vigilantes, agentes de conservação e limpeza, para percepção da dinâmica e do contexto escolar, sempre que necessário;
ü   analisar e interpretar os dados coletados;
ü   elaborar hipóteses diagnósticas da situação detectada, bem como discuti-las com os/as professores/as, com coordenadores/as e com a direção, considerando o contexto pedagógico da instituição educacional;
ü   elaborar o Plano de Ação anual do Serviço de Orientação Educacional;
ü   participar do processo de avaliação das ações realizadas pela instituição educacional.

AÇÕES JUNTO AO CORPO DOCENTE 

Objetivo Geral: Integrar suas ações às do professor, como colaboração no processo de aprendizagem e no desenvolvimento do educando.

Procedimento Específicos:

ü   participar do planejamento, da execução e da avaliação das atividades pedagógicas coletivas;
ü   realizar ações integradas com o corpo docente no desenvolvimento de projetos sobre saúde, educação sexual, prevenção ao uso indevido de drogas, meio ambiente, ética, cidadania, convivência saudável, cultura de paz e outros de acordo com as prioridades elencadas pelo grupo e com a Proposta Pedagógica da instituição educacional;
ü   participar das reflexões/discussões referentes à aplicação de normas disciplinares;
ü   auxiliar na reflexão e na sensibilização do corpo escolar para a prática da educação inclusiva;
ü   participar das coordenações coletivas semanais com o corpo docente;
ü   participar do Conselho de Classe;
ü   acompanhar ações do/a professor/a conselheiro/a de turma;
ü   estimular a participação dos/as professores/as na identificação, no encaminhamento e no acompanhamento dos/as alunos/as com dificuldades de adaptação, de convívio social e/ou com dificuldades específicas de aprendizagem.
ü   contribuir com sugestões e informações nas reuniões pedagógicas com professores/as e com o Conselho de Classe, bem como nas reuniões extraordinárias;
ü   incentivar o corpo docente, os pais/familiares e os alunos a participarem do Conselho de Classe;
ü   refletir e dialogar com o corpo docente sobre os resultados das avaliações, apresentando propostas de solução às disfunções detectadas;
ü   participar de estudo de caso dos/as alunos/as em situação de dificuldade, quando necessário;
ü   promover atividades que contribuam para a Formação Continuada dos/as professores/as, bem como reflexões sobre a prática pedagógica;
ü   colaborar no encaminhamento de aluno/s que apresente/m dificuldades de aprendizagem e/ou problemas de ajustamento psicossocial para o acompanhamento especializado adequado no âmbito educacional e/ou da saúde, quando necessário;
ü   proceder à devolutiva dos atendimentos/encaminhamentos dos/as alunos/as aos professores/as, à direção, à coordenação e aos familiares.

AÇÕES JUNTO AO CORPO DISCENTE


Objetivo Geral: Contribuir para o desenvolvimento integral do educando, ampliando suas possibilidades de interagir no meio escolar e social, como ser autônomo, crítico e participativo.

Procedimentos Específicos:

ü   apresentar aos/às alunos/as o Serviço de Orientação Educacional;
ü   instrumentalizar o/a aluno/a para a organização eficiente do trabalho escolar, tornando a aprendizagem mais eficaz;
ü   acompanhar, individual ou coletivamente, os/as alunos/as, dinamizando temas que atendam a suas necessidades;
ü   estimular a participação dos/as alunos/as nas atividades escolares e nos projetos da instituição educacional, contribuindo para desenvolver a capacidade de criticar, de opinar e de assumir responsabilidades.
ü   acompanhar e orientar ações dos representantes de turma;
ü   promover atividades que favoreçam ao aluno/a a reflexão-ação da importância de se ter atitudes de cooperação, de sociabilidade, de respeito, de consideração, de responsabilidade, de tolerância e de respeito às diferenças individuais, com vistas à construção de uma convivência escolar social e pacífica;
ü   proporcionar ao aluno/a a análise, a discussão, a vivência e o desenvolvimento de valores, atitudes e comportamentos fundamentados em princípios universais;
ü   realizar ações preventivas contra a discriminação por motivo de convicções filosóficas, religiosas, ou qualquer forma de preconceito de classe econômica, social, étnico e sexual, enfatizando o respeito à diversidade cultural;
ü   apoiar e subsidiar os segmentos escolares, como: Conselho Escolar, Conselho de Segurança Escolar, Grêmio Estudantil e Associação de Pais e Mestres, entre outros;
ü   utilizar instrumentos específicos (fichas e questionários) que permitam o registro dos atendimentos, dos acompanhamentos e dos encaminhamentos;
ü   elaborar projetos que favoreçam a socialização, a disseminação de valores humanos e a aquisição de atitudes e de hábitos saudáveis;
ü   promover ações que permitam o conhecimento do Estatuto da Criança e do Adolescente;
ü   participar de reuniões do Grêmio Estudantil, do Conselho Escolar e do Conselho de Segurança Escolar, sempre que necessário;
ü   proporcionar ao/à aluno/a informações e reflexões a respeito do mundo do trabalho;
ü   proporcionar ao/à aluno/a vivenciar situações de aprendizagem que favoreçam a escolha da profissão de forma consciente.


AÇÕES JUNTO A FAMÍLIA


Objetivo Geral: Participar ativamente do processo de integração família/escola/comunidade, realizando ações que favoreçam o envolvimento dos pais no processo educativo.

Procedimentos Específicos:
ü   identificar e trabalhar, junto à família, as causas que interferem no avanço do processo de ensino e de aprendizagem do aluno;
ü   orientar a família sobre o Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente;
ü   contribuir com a promoção de relações saudáveis entre a instituição educacional e a comunidade;
ü   orientar os pais e/ou responsáveis para a compreensão da cultura escolar e para a importância dos hábitos de estudo na criança e no jovem;
ü   promover momentos reflexivos (palestras/encontros/oficinas) que contribuam com a educação das crianças/adolescentes/jovens, na prevenção de conflitos escolares e outros temas que sejam necessários;
ü   sondar possíveis influências, no ambiente familiar, que possam prejudicar o desenvolvimento do/a aluno/a na instituição educacional, intervindo e/ou encaminhando para a rede social de apoio interna/externa, sempre que necessário;
ü   identificar as expectativas dos pais e/ou dos responsáveis e as necessidades de informação dos/as alunos/as em relação à orientação sexual;
ü   atender individual e/ou coletivamente pais e/ou responsáveis;
ü   informar aos pais e aos familiares sobre os serviços de apoio social.

AÇÕES NA ÁREA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL


Objetivo Geral: Proporcionar vivência teórico-prática aos estudantes na área de Orientação Educacional.

Procedimentos Específicos:

ü   colaborar com a formação e o preparo do futuro profissional da área de Orientação Educacional;
ü   proporcionar ao estagiário a vivência de situações reais e o conhecimento das eventuais dificuldades que permeiam as atividades da Orientação Educacional;
ü   levar o estagiário à reflexão de condutas éticas para atuar conforme as normas do Código de Ética da Orientação Educacional;
ü   apresentar o trabalho do Serviço de Orientação Educacional;
ü   apresentar a Orientação Pedagógica do Serviço de Orientação Educacional da rede pública de ensino do Distrito Federal, bem como a Proposta Pedagógica da instituição educacional.

AÇÕES JUNTO À REDE SOCIAL

Objetivo Geral:Integrar ações do/a Orientador/a Educacional com outros profissionais da instituição educacional e instituições especializadas.

Procedimentos Específicos:

ü   realizar os encaminhamentos necessários à rede social com o conhecimento do/a gestor/a da instituição educacional;
ü   estabelecer parceria com profissionais de outras instituições para o aprimoramento das ações preventivas;
ü   identificar e encaminhar, de forma sistematizada, os alunos que apresentam problemas de conduta e dificuldades específicas de aprendizagem, quando necessário;
ü   conhecer e articular ações com as redes sociais existentes na comunidade em que atua.

Fonte: Orientação Pedagógica do Serviço de Orientação Educacional - SEEDF - dezembro/2010