Trabalhos 2010

 REGRAS DE CONVIVÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
 

Desenvolvi este trabalho nas turmas de Educação Infantil da minha escola no início do semestre na fase de adaptação das crianças na escola, mas dá para fazer em qualquer momento do ano. Afinal, nunca é tarde para fortalecermos regras de boa convivência  entre os alunos e começar pelos pequenos é o ideal.
Material: Cartazes com ilustrações de comportamentos negativos e positivos dentro do ambiente escolar. 
Procedimento: Para cada  negativo apresentado, existe um positivo correspondente apresentado as crianças, que participam oralmente falando o que pensam, gostam e sentem.
Dica: O professor pode providenciar miniaturas dos cartazes(folha A4) e expô-las num quadro/mural dentro da sala para que possa recorrer às regras, sempre que necessário, reforçando a importância da convivência escolar saudável.



MATRIZES DOS CARTAZES

 
 
 


 HIGIENE


Este trabalho foi desenvolvido com as turmas de 4º ano e as turmas da Educação Integral, objetivando reforçar o conteúdo que estava sendo trabalhado em sala de aula pelos professores regentes.

Material: Uma caixa(ou cesta) com itens de higiene pessoal: sabonete, shampoo, condicionador, sabonete, bucha de banho, hidratante, pente, pente fino, tesourinha de unha, creme dental, escova dental, fio dental e toalha.

Procedimento: Faz-se um "link" sobre o que eles estão estudando nas aulas de ciências com o objetivo de se estar ali. Apresenta a caixa e aos poucos vai mostrando cada item e pedindo para que as crianças falem sobre o que é e para que serve, reforçando a necessidade de utilizá-lo na higiene pessoal.




                   PALESTRA - SEMANA DA FAMÍLIA                 

Tema: Família e Hábitos de Estudo
Objetivo: Orientar as famílias sobre o seu papel na construção de hábitos de estudo nas crianças. Utilizei slides com dicas para a cristalização dos bons hábitos.


                     PROJETO HÁBITOS DE ESTUDO                   

Este projeto é uma adaptação do Projeto "Escola e Família Construindo Hábitos de Estudo" planejado pelo  grupo de orientadores educacioanis de Ceilãndia em 2009, quando eu estava à rente do mesmo como coordenadora intermediária. O projeto original possui sete encontros, porém esta adaptação precisou ser feita para atender com mais rapidez a necessidade das turmas.  Desenvolvi o trabalho com as turmas de 5º ano e na adaptação o projeto ficou com três encontros, sendo: 
  • Auto estima - em todos os projetos que desenvolvo, sempre trabalho no 1º encontro  a auto estima, o amor próprio.
  • Como organizar os estudos em casa.
  • A arte de assistir as aulas (dicas e orientações para aproveitar melhor a aula).
Achei importante envolver as famílias dos alunos no projeto e considerando que a maioria delas estão ocupadas em suas rotinas de trabalho e afazeres domésticos,  ficando assim indisponíveis a maior parte do tempo para participarem de atividades pedagógicas na escola, montei um texto com orientações e dicas, conforme o tema trabalhado com os alunos, que o levava para casa, entregando-o ao seu responsável.


             TRABALHANDO VALORES - RESPEITO                

Contando história - A Raposa e a Cegonha 
Desenvolvi este trabalho nas turmas de Educação Infantil(4 e 5 anos) e nas turmas de 1º e 2º ano do BIA, com o objetivo de trabalhar o valor humano respeito. Nas turmas dos pequeninos conto a história e depois promovo uma conversa sobre as atitudes dos personagens e sobre o que os alunos pensam, além de abordar situações na convivência escolar que caracterizam a falta do valor em questão. Não prciso dizer que foi muito legal, né? Amei!!! Já com os alunos do BIA, além de contar a história e após explorar bastante o tema conduzindo-os a uma reflexão sobre atitudes de boa convivência na escola, apresentei alguns cartazes que abordam o respeito a si próprio, respeito aos outros, respeito aos animais e o respeito ao meio ambiente. Os cartazes são cópias coloridas e ampliadas da coleção "Direitos e Deveres da Criança" da Brasileitura; os textos nos cartazes foram adaptados por mim.

EDUCAÇÃO INFANTIL 


BIA




ALGUNS CARTAZES