Trabalhos 2011

Não posso parar e como sempre já iniciei o ano a todo vapor, com muitas ideias em mente e muita coisa já realizada. Aqui vocês terão uma amostra daquilo que venho realizando desde o início do ano letivo na escola onde trabalho.


CAIXA DA HIGIENE


A pedido das professoras das turmas de 4º ano fiz novamente a "Caixa de Higiene" já mencionada neste blog na pasta de "Trabalhos 2010". A minha entrada na sala de aula para falar sobre higiene foi a culminância do tema que vinha sendo abordado na turma pelas professoras. Após o meu trabalho a professora Rejane pediu que os alunos fizessem uma produção de texto coletiva sobre o trabalho realizado. Vejam que gracinha!

HÁBITOS DE ESTUDO

Esse tema é recorrente, afinal dicas de como organizar os estudos é sempre muito bom pra garotada. Este ano fiz o trabalho em forma de palestra para o 5º e o 4º ano, que também aprenderam a organizar o "Plano de Estudos Semanal", bem como levaram para suas famílias um texto: "Organizando o local e os materiais de estudo", afinal, sem a participação da família é impossível obter sucesso escolar.  






ALGUNS REGISTROS




REGRAS DE CONVIVÊNCIA

Como não poderia deixar de ser, trabalhar as "Regras de Convivência" com a educação infantil é de praxe, já que muitos dos pequenos chegam à escola pela primeira vez e este tipo de trabalho em muito colabora para que eles entendam que o espaço escolar é um espaço coletivo e como tal, também possui regras que facilitam a organização e a convivência saudável. Desta forma, repeti o que já havia feito no ano anterior(vide Trabalhos 2010) e expandi o tema para as turmas de 1º e 2º ano do Ensino Fundamental, só que por meio de um jogo da memória(veja abaixo), confeccionado por mim, utilizando as gravuras que já fazem parte dos cartazes trabalhados na educação infantil. Foi muito divertido e as crianças gostaram muito. 
Procedimentos com o jogo da memória: A turma foi dividida em dois grupos adversários que se reuniam para escolher quais seriam os jogadores de cada grupo; dá para permitir que cada um jogue pelo menos uma vez, contemplando assim, a participação de todos; tira-se "par ou ímpar" para ver quem iniciará o jogo; a criança que consegue formar um par de gravuras iguais vai à frente da turma e fala a respeito da imagem que vê, de qual regra se trata e se ela existe na escola e na sala de aula; sempre faço no final algumas considerações sobre as regras de convivência e a importância de cada uma no ambiente escolar.





SEXUALIDADE

Este trabalho foi solicitado pela professora, haja vista o comportamento e a curiosidade da turma acerca do tema. 
Procedimentos: Iniciei com uma "Caixinha de Dúvidas" que teve como objetivo apurar quais os questionamentos dos alunos e melhor direcionar o trabalho a ser desenvolvido; é imprescindível que tal procedimento seja feito, pois assim organizamos os subtemas a serem abordados dentro deste tema tão amplo que é a sexualidade, bem como limitamos o trabalho conforme a curiosidade dos alunos, isto não significa que no transcorrer do mesmo, não tenhamos que responder novos questionamentos que surgirão naturalmente a medida que o assunto é desvendado. Após recolher as dúvidas dos alunos na "Caixinha", fiz um levantamento dos que deveria abordar e em quantos encontros trabalharia o tema; neste caso, percebi que em dois encontros contemplaria todas as curiosidades; no primeiro realizei duas atividades que tinham como objetivo fazer com que os alunos se familiarizassem com os nomes das partes do corpo humano corretamente; na primeira atividade relacionamos num cartaz todas as partes do corpo humano que conhecemos, escrevendo exatamente o que os alunos falavam, para que depois ao revisar os nomes e identificá-los no nosso corpo, esclarecemos e falamos o nome correto das partes que tinham recebido "apelidos" inicialmente; na segunda atividade dividi a turma em dois grupos; cada um recebeu um papel grande onde deveriam desenhar, a princípio, uma silhueta tendo como molde um colega do grupo e depois desenhariam as partes do corpo humano identificando-as com os nomes corretos; após as atividades apresentei aos alunos a "Família Colchete" , momento no qual puderam manusear os bonecos e fazerem mais perguntas; para finalizar este momento entreguei uma atividade que elaborei para que os alunos fizessem em sala sob a orientação da professora. No segundo encontro exibi seis vídeos que compõem a série "Alegria da Vida" da TV Escola, que aqui no DF pudemos encontrá-lo na gerência de multimídia da SEDF(SIA); os episódios foram previamente selecionados por mim, com o objetivo de contemplar as perguntas que foram feitas pelos alunos. Ao final, abri espaço para novos questionamentos, ponderações e percepções das crianças. Foi ótimo!











RESPEITO E PROTEÇÃO PARA TODAS AS CRIANÇAS
18 DE MAIO - DIA NACIONAL DE COMBATE AO ABUSO E À EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Como uma entusiasta pela causa da proteção da criança e do adolescente, eu não poderia deixar uma data como essa passar em brancas nuvens. Achei muito importante trabalhar a prevenção deste horror que acontece com muitas crianças em nosso país, empoderando-as de informações que pudessem protegê-las de tamanha violência. Assim, escolhi as turmas de 4º anos para desenvolver o trabalho, já que normalmente trabalho o Estatuto da Criança e do Adolescente com as crianças deste ano. 
Procedimentos: Levei a sugestão para as professoras dos 4ºs anos da minha escola(Rejane, Cristiane e Cândida) que, diga-se de passagem, são parceiras incríveis e aceitaram na hora a proposta. Tive acesso a um exemplar da revista do Plenarinho que traz a temática da exploração sexual de crianças e com um conteúdo excelente, vi a possibilidade de conseguir exemplares suficientes para as três turmas que foram contempladas e...consegui! O pessoal da revista foi show de bola!!! Realizei o trabalho em três dias: no primeiro dei uma palestra para as crianças intitulada "Respeito e Proteção para todas as crianças", na qual abordei conceito e orientações(prevenção) sobre abuso sexual infantil e a diferença entre toque bom e toque ruim. Após a palestra os alunos receberam o gibi da turma do Plenarinho e juntamente com a professora da turma fizeram a leitura compartilhada; preparei uma folha para que os alunos produzissem um texto dando continuidade, já que a historinha não tem fim. No segundo dia propomos um concurso de cartazes, sob a supervisão das professoras-parceiras, sobre o tema "Respeito e Proteção para todas as Crianças" e assim as crianças colocaram a  criatividade para fluir; ao final da manhã pré selecionei sete cartazes e os expus na sala de professores da escola para que fossem submetidos a uma votação que definiu o 1º, o 2º e o 3º lugar do concurso. No último dia preparei os murais com os cartazes vencedores, além de murais com o material do Plenarinho, do Se Liga no Toque(não disponível on line), da Cartilha Abuso Sexual Infanto-Juvenil e do Kit Respeitar. No dia 18 passei em todas as turmas falando da importância deste dia e convidando as demais turmas a visitarem os murais. Os murais foram visitados por todos os alunos da escola que receberam minhas orientações sobre o trabalho desenvolvido com o 4º ano. Trabalho idealizado e realizado com muito sucesso. Obrigada, professoras, pela parceria tão valiosa!